sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alguém Que Encaixe

"Quando eu tinha 12 anos, lembro-me de andar de mãos dadas com uma certa rapariga- acho que era "Patty" , mas estou para aqui a tentar adivinhar- e de haver qualquer coisa na forma como ela dava as mãos que estava simplesmente... errada. Os nossos dedos não encaixavam.
Sabemos quando agarramos a mão de alguém, os dedos como que automaticamente alinham nos seus lugares, o nosso polegar ao lado do polegar do outro, o indicador ao lado do dedo indicador do outro? Fácil , não? Não há muitas formas de fazer a coisa correr mal. Esta rapariga fê-lo.
Acho que o que ela fez foi deslizar os dedos cedo demais e, portanto, eles não estavam em sincronia com os meus. (Estou aqui sentado, de mãos dadas comigo mesmo a tentar explicar-vos isto.) Ok... trata-se do seguinte: eu gosto que o meu dedo mindinho fique do lado de fora. E ela agarrou-me a mão um dedo demasiado cedo, assim o mindinho dela estava do lado de fora, e o meu mindinho era entalado entre o terceiro e o quarto dedo dela.
Não estou a dizer que ela seja má pessoa. Mas assim que demos as mãos, eu soube que ela não era para mim. Nós simplesmente não encaixávamos.
E também sabia que não lho poderia explicar.
Porque, como eu penso, existem dois tipos de pessoas: aquelas que atingem e aquelas que não. Se elas atingem, não há nada a explicar, e se elas não atingem, não vale a pena tentar explicar. Elas não atingem. Segue em frente.
Mas eu lembro-me de pensar que se vamos ficar com alguém, devemos encontrar alguém que nos atinja. E alguém que encaixe."


Paul Reiser - Doido Por Ti

1 comentário:

Sintilha disse...

desconheço Paul Reiser mas ler este texto trouxe-me de imediato à memória o meu heroi Holden

provavelmente, eu, tu e o Paul teremos um mesmo heroi em comum

(J.D.Salinger, The Catcher in the Rye, 1958)